Resolução CVM 179: Transparência no Mercado Financeiro Brasileiro

Quero compartilhar uma mudança importante no mercado financeiro que busca maior transparência. Na última sexta-feira, 01/11/2024, entrou em vigor a Resolução CVM 179, conhecida como a “Resolução da Transparência“. Tal normativa traz mudanças significativas sobre a divulgação de remunerações e possíveis conflitos de interesse dos intermediários de mercado.

Existem diferentes modelos de comissionamento no mercado brasileiro, e não há um modelo certo ou errado, mas sim aquele que se adeque melhor ao perfil e objetivos do investidor. Dentro desse novo contexto, destacam-se as duas principais opções:

A) Percentual Fixo:

Neste modelo, é acordada uma taxa fixa, sem comissões adicionais pelos produtos recomendados. O profissional é remunerado por uma taxa fixa percentual aplicada sobre o patrimônio administrado, e o investidor recebe em conta parte da comissão original do produto de volta como rebate/cashback. Esse modelo garante maior transparência sobre os custos dos serviços.

Particularmente, este modelo ainda está no começo e é incipiente no Brasil. Existe muito a ser aprendido com o modelo internacional e como adaptá-lo à nossa cultura e economia. Nos EUA, por exemplo, o modelo demorou mais de 10 anos para alcançar representatividade no mercado.

B) Comissionado:

Aqui, a remuneração é baseada nos produtos recomendados. Esse modelo pode gerar potenciais conflitos de interesse, dependendo da índole do profissional que é remunerado de acordo com o produto/transação realizada, sob uma taxa percentual do valor transacionado.

Vale salientar que sempre atuamos com diligência realizando o monitoramento da rede de profissionais de investimentos por meio de uma supervisão baseada em risco, prevendo regras e controles para assegurar a oferta adequada de produtos ao cliente.


Exemplo: Para ilustrar melhor, pense no seguinte: imagine um médico de confiança que cuida da sua saúde. No modelo de taxa fixa, você paga um valor fixo pelo serviço, independentemente dos tratamentos ou medicamentos que ele recomendar. No modelo comissionado, o médico recebe uma comissão com base nos tratamentos ou medicamentos que ele sugere. Ambos os modelos têm seus méritos, e o melhor depende de suas preferências e necessidades específicas.


Para mim, independentemente do modelo escolhido, quero reforçar que isso não mudará a maneira justa e correta com a qual sempre atuei. Continuarei focado em adaptar os produtos às suas necessidades e respeitar seus interesses. Apesar de não conseguir determinar para qual caminho o mercado econômico, político e macroeconômico irá, entendo que a diversificação sempre será a melhor aliada para a construção de uma carteira vencedora no longo prazo. Nos últimos 5 anos, meu papel sempre foi buscar a estruturação de um planejamento financeiro alinhado aos seus objetivos e perfil, buscando alternativas de investimento que façam sentido para o seu plano traçado.

Por fim, entendo que a relação que busco é pautada em confiança e acredito que a transparência trazida pela Resolução CVM 179 fortalecerá nossa relação e permitirá que você tome decisões mais informadas sobre seus investimentos.

Estou à disposição para sanar eventuais dúvidas e discutir qual modelo se adapta melhor às suas necessidades e objetivos financeiros.

 

Compartilhe esta publicação: