O poder do mercado americano

Em minhas últimas publicações mencionei sobre sentido de investir na economia americana, a melhor cotação da moeda para realizar o câmbio e o momento de juros elevados nos EUA. Agora vamos entender um pouco sobre um dos motivos que os Estados Unidos destacam-se como uma potência mundial do capitalismo, no viés de investimentos.


CULTURA:

Creio que o comportamento cultural seja um ponto importante para entendermos a diferença do mercado de ações brasileiro e americano. Podemos dizer que estamos iniciando uma caminhada longa, segundo dados da B3 “em 2018, o número de investidores PF na B3 era de cerca de 700 mil e, em dezembro de 2022, foi atingida a marca de 5 milhões, representando um aumento de mais de 700%”.

Se avaliarmos apenas o percentual de +700% observamos um crescimento relevante, mas quando observa-se essa realidade vs população, ainda temos muito por fazer e meu papel é levar educação financeira e a consciência que bolsa não é como popularmente dizer: cassino. Trarei outro artigo com mais dados sobre esse ponto.

Em resumo a cultura de investimento nos Estados Unidos é mais antiga e mais desenvolvida do que no Brasil, o que contribui para a maior participação da população no mercado de ações.


MERCADO

Ao investir apenas em ações brasileiras, estamos deixando de lado cerca de 99% do mercado.

No gráfico abaixo nota-se o quanto somos “pequenos”, veja a representatividade do mercado brasileiro em comparação ao mercado global.

Elaborado por Avenue, fonte: WFE Annual Statistics Guide – dez 2021 / B3 / STATISTA / Yahoo Finance

O mercado de ações americano abriga algumas das maiores e mais inovadoras empresas do mundo, como Apple, Google, Amazon e Microsoft. Investir nessas empresas permite que você se beneficie do seu crescimento e sucesso.

Um indicador bastante famoso, S&P 500 , que certamente em algum momento ouviu falar é o índice do mercado de ações composto com as 500 maiores empresas do mundo. Mas digamos que nunca tenha ouvido falar, creio que conheça algumas das empresas abaixo, apenas o top 15:

Acessado em 04/maio/2024 às 17h30 – Fonte:

As principais marcas que consumimos estão nos estados unidos, você pode deixar de ser apenas um consumidor e passar a ser um investidor. Muitas dessas empresas são líderes globais em seus respectivos setores, o que reforça a ideia de que investir em ações americanas oferece a oportunidade de se beneficiar do sucesso dessas empresas líderes.

Temos algumas dessas empresas listadas na B3 por meio de BDR (Brazilian Depositary Receipts), porém entendo que o melhor é consumir na fonte, o que acha?

Elaborado por Avenue

CONCLUSÃO

Investir em ações americanas pode trazer uma série de benefícios significativos, especialmente ao diversificar os investimentos para além do mercado brasileiro.

Os Estados Unidos abrigam algumas das maiores e mais inovadoras empresas do mundo, oferecendo a oportunidade de investir em setores e empresas que podem não estar disponíveis no mercado brasileiro.

Potencial de Retorno: As ações americanas têm demonstrado historicamente um bom desempenho, proporcionando potencial de retorno atrativo para os investidores.

Veja o gráfico com o desempenho de algumas ações nos últimos 12 meses:

Acessado em 04/maio/2024 às 17h52 – Fonte:

Sabemos que hoje nossa principal e única bolsa é a B3 enquanto nos Estados Unidos possuem várias bolsas de valores, sendo as mais conhecidas a NYSE e a NASDAQ. Mas isso não nos impossibilita de acessar o maior mercado do mundo.

Outra barreira de entrada que vai além do conhecimento: nosso inconsciente gera em nós a ILUSÃO DE CONTROLE de que investindo no Brasil teremos menores riscos, pois em teoria conhecemos como a banda toca por aqui, não é verdade!?


Espero que este texto ajude a entender os benefícios de investir no mercado de ações americano, juntamente com investimentos locais, pode ser uma estratégia inteligente para maximizar os retornos e reduzir os riscos associados a um único mercado.

Além disso, gostaria de lembrar que estou à disposição para uma reunião onde podemos discutir o melhor caminho e orientações personalizadas com base no seu perfil de investidor(a) e objetivos específicos.

O que acha?

Compartilhe esta publicação: